Dicas

 Simbologia utilizada para conservação de tecidos.

Lavagem

 Símbolo genérico para os processos de lavagens.Os números inscritos nos símbolos significam a temperatura máxima em graus Celsius permitida.
 Lavagem normal. Artigos de algodão ou linho,branco, tinto ou estampado, com solidez a fervura.
 Lavagem suave a 95° C. Colocar poucas peças de roupa na máquina e não centrifugar. Programa de pré-lavagem pode ou não ser usado.
 Lavagem normal. Não lavar nesta temperatura artigos sem solidez a lavagem de algodão, modal e poliéster, bem como suas misturas.
 Lavagem suave. Artigos com acabamentos especiais (easy-care, wash and wear). Colocar poucas peças na máquina. Usar somente 2/3 do tambor. Não centrifugar.
 Lavagem normal. Temperatura de lavagem indicada para roupas de cor intensa de algodão, poliéster e misturas.
 Lavagem suave em roupas de modal, viscose, fibras sintéticas (acrílico, poliéster e poliamida). Usar somente a metade da capacidade do tambor.Não centrifugar.
Lavagem suave para artigos de lã. A temperatura é indicada por realizar uma suave ação mecânica.Utilizar somente 1/3 do tambor com roupas. Não centrifugar.
 Lavar somente a mão, a temperatura entre 30° C e 40° C, dependendo do artigo. Diluir bem o detergente. Não torcer e esfregar o artigo. Artigos de cor não devem ser deixados de molho. Lavar imediatamente e secar.
 Artigos com este símbolo não devem ser lavados. Em geral são sensíveis a qualquer tratamento úmido

 

Lavagem a seco

Os símbolos de lavagem a seco são constituídos de um círculo representando o tambor da máquina utilizado para este fim e letras referentes aos solventes indicados na lavagem. O traço abaixo do círculo representa que a ação mecânica, banho e/ou a temperatura de secagem deve ser reduzidos.
 Podem ser lavados com todos os solventes normalmente. Produtos removedores de manchas também podem ser usados. Aplicar a 33° C no máximo, durante 15 minutos e secar a 70° C. Solventes a usar: tricloroetileno, percloroetileno, luorclorohidrocarboneto R11 e benzina.

Processos de lavagem a seco para têxteis que podem ser lavados normalmente; solventes comerciais podem ser usados sem restrição. Aplicar a 33° C no máximo, durante 15 minutos e secar a 70° C. Solventes a usar: percloetileno, fluorclorohidrocarboneto R11 e benzina.

Processo de lavagem para têxteis sensíveis. Solventes comerciais dissolvidos podem ser usados. Aplicar a 33° C, 10 minutos e secar a 50° C.Solventes a usar: percloetileno, fluorclorohidrocarboneto R11 e benzina.
 Processo de lavagem para têxteis, que podem ser lavados normalmente. Produtos removedores de manchas não podem ser usados. Aplicar a 33° C, 15 minutos e secar a 70°C. Solventes a usar: fluorclorohidrocarboneto R113 e benzina.
 Processo de lavagem para têxteis muito sensíveis a lavagem. Removedores de manchas dissolvidos (comprados normalmente no mercado) não devem ser usados. Aplicar a 33° C, 10 minutos e secar a 50°C. Solventes a usar: fluorclorohidrocarboneto R113 e benzina.
 O tambor cruzado indica que a lavagem a seco é vedada.

Alvejar

 O triângulo é utilizado para simbolizar os processos de alvejamento com cloro (água sanitária),ou outros produtos clorados.

Não deve ser alvejado. O artigo não deve ser submetido a alvejamento com cloro ou usar qualquer outro produto que contenha grande quantidade de alvejantes.
Significa que o artigo pode ser alvejado a frio com cloro ou produtos que contenham cloro. O artigo deve ser enxaguado com água fria e posteriormente imerso na solução de cloro durante 15 até 30 minutos. Enxaguar bem e tratar conforme a etiqueta.

Secagem

Símbolo genérico para indicação de secagem. O símbolo inclui um ou 2 pontos conforme a temperatura a utilizar.

Permitida a secagem em tambor, sem restrições de temperatura.
É possível secagem na vertical.
Permitida a secagem em tambor a uma temperatura moderada (60° C). Utilizar ciclo suave.
É possível secagem na vertical sem torcer.
Não secar em tambor.
Secar na horizontal

Passa a Ferro

 O símbolo para passar a ferro é constituído da figura de um ferro, contendo na sua parte inferior pontos indicativos da temperatura máxima admitida pelo artigo.
 Não passar a quente (110° C) – Na escala “acrílico/poliamida (nylon)/acetato”, passar sob tecido seco ou no lado avesso os artigos sensíveis a brilho e pressão. Não utilizar vapor.
 Artigos que possuem etiquetas com este símbolo, se passados a ferro, terão sua recuperação inviável.
 Ferro moderadamente quente (150° C) – Na escala “lã/seda/poliéster/viscose”, passar o artigo sob tecido umedecido. Pode-se usar ferro a vapor. Evitar pressão e não repuxar.
 Ferro quente (200° C) – Na escala “algodão/linho”, tratar o artigo de preferência umedecido.Em artigos sensíveis ao brilho e pressão, passar ferro no lado avesso ou sob um tecido intermediário. Pode-se usar o ferro a vapor.

  

Agora você já pode calcular quantos litros de água você gasta lavando em casa e na lavanderia.

Coloque o número de pessoas que moram na sua casa e a calculadora apresentará imediatamente a resposta da diferença entre lavar na lavanderia e em sua casa.

Além da economia de água, você ajuda a preservar a natureza e seus recursos naturais. E seu bolso também agradece.

Você evita a compra e a manutenção de uma máquina de lavar, elimina a compra de uma secadora, não precisa passar a roupa, economiza energia elétrica e ainda tem a garantia dos serviços de profissionais.

Procure uma lavanderia associada ao Sindilav.

Quantidade de água utilizada na lavagem doméstica – fonte: SABESP.

Quantidade média de água utilizada na lavagem profissional em lavanderia – fonte: ANEL

Média de consumo em SP – fonte: https://www.nossasaopaulo.org.br/observatorio/analises.php?tema=8&indicador=60&ano=2009#info